Teatro em São Paulo: uma tradição de séculos que segue encantando a todos até os dias de hoje

Pode-se dizer que o teatro está presente em São Paulo desde a fundação do município, em 1554. No entanto, antes de José de Anchieta, já havia atividades teatrais, incluindo autos religiosos que, às vezes, desafiavam os padrões eclesiásticos.

A primeira peça de Anchieta foi encenada em 1561 no Pateo do Collegio. O teatro na cidade cresceu, mas muitas vezes enfrentou desafios, inclusive na relação com a igreja.

Já no século XVIII e início do XIX, novas festividades religiosas trouxeram mudanças nas atividades teatrais. Em 1728, foram adicionadas festas como a Visitação de Nossa Senhora e a do Anjo Custódio. Por volta de 1810, na Paixão de Cristo, as pessoas se vestiam com uniformes de legionários romanos, e a cavalgada de São Jorge incluía personagens como Casaca de Ferro.

Leia também: Veja quais são as peças em cartaz no Teatro Renaissance em maio

Casa da Ópera se forma e é demolida

Em 1765, a Casa da Ópera foi inaugurada na Rua de São Bento. Nada mais era do que um sobrado simples de taipa, com decoração modesta. No entanto, durante o período colonial, a Casa da Ópera viu apresentações de artistas famosos, incluindo peças de Moliére, Racine e tragédias de Metastasio e Alfieri. A academia de direito fundada em 1828 também usou o prédio para suas atividades. No entanto, em 1870, a Casa da Ópera foi demolida.

O Teatro foi ganhando vida na capital paulista

Diversos teatros foram sendo inaugurados até a construção do Municipal, confira:

• Teatro do Palácio: funcionou nos baixos do Palácio do Governo, no início do século XIX, inicialmente como Sociedade de Harmonia Paulistana, depois como Teatro Harmonia Paulista. Foi substituído pela União e Constância e destruído por risco de incêndio em 1860;
  • Teatro do Batuíra: propriedade de Antônio Gonçalves da Silva Batuíra. Tinha um pequeno espaço para a platéia e era frequentado por estudantes;
  • Teatro São José (primeiro): inaugurado em 1864, com problemas iniciais, concluído em 1874. A plateia era de chão batido e, por algum tempo, muitas pessoas assistiam aos espetáculos sentados em cadeiras levadas pelos escravos. Pegou fogo em 1898;
  • Teatro Politeama: fundado em 1892, abrigava três mil pessoas. No entanto, não resistiu a um incêndio em 1914;
  • Teatro Santana: inaugurado em 1900. Era luxuoso e foi vendido ao governo em 1912 para o Viaduto Boa Vista;
  • Teatro Colombo: aberto em 1908, mas destruído por incêndio em 1966;
  • Teatro São José (segundo): inaugurado em 1909 e, posteriormente, demolido.

Theatro Municipal de São Paulo

Projetado por Francisco de Paula Ramos de Azevedo, o Theatro Municipal de São Paulo foi concluído em 1911. Influenciado pelo Palais Garnier, o prédio utilizou materiais de várias cidades europeias, incluindo mármores, estruturas de ferro, vitrais, estatutárias e tapeçarias.

O teatro é similar ao Teatro Colón de Buenos Aires e ao Teatro Municipal do Rio de Janeiro, sendo palco de grandes apresentações até hoje.