Teatro vai além dos atores e do público – Conheça outros elementos primordiais para a arte

Os bastidores de uma peça teatral vão além dos atores. Sendo assim, eles contam com um conjunto de talentosos profissionais que desempenham papéis cruciais para a realização do espetáculo, embora permaneçam fora dos holofotes.

Os profissionais são peças fundamentais para que a peça teatral se concretize e encante o público com sua magia.

Leia também: Conheça as linguagens presentes em uma peça de teatro

Conheça quais são as funções que cada profissional desempenha nos bastidores de uma peça

Entre as diversas funções importantes por trás de uma peça, podemos citar:

• Cenógrafo: desempenha um papel crucial, organizando o espaço onde a ação acontece e aproximando o público da narrativa. É o profissional responsável por criar e transformar o cenário;
  • Figurinista: o figurino no teatro vai além das roupas, incluindo acessórios que contribuem para a compreensão dos personagens e da história. É o profissional encarregado de criar e escolher esses elementos;
  • Maquiador: a maquiagem teatral desempenha um papel fundamental na criação e transformação dos personagens, sendo responsabilidade do maquiador;
  • Sonoplasta: a sonoplastia no teatro é responsável por criar e executar os sons que enfatizam as cenas e as emoções dos atores, sendo liderada pelo sonoplasta, muitas vezes com a ajuda de músicos;
  • Iluminador: A iluminação é essencial para criar atmosferas, destacar elementos cênicos e expressões dos atores. O iluminador é o responsável por planejar e executar a disposição das luzes no espetáculo.