Você sabia que o Nelson Rodrigues é um dos precursores do Teatro Moderno no Brasil? Confira essa e outras curiosidades no conteúdo de hoje

Uma curiosidade sobre a arte no Brasil se trata do teatro moderno, que tem Nelson Rodrigues como um dos precursores. Foi com a peça “Vestido de Noiva”, escrita por ele e encenada em 1943, que a crítica reconheceu o início do teatro moderno no Brasil.

A grande inovação apresentada pelo autor foi a narrativa que entrelaçava diferentes tempos: passado, presente e futuro. Além disso, o diretor polonês Ziembinski introduziu elementos inovadores, como técnicas de iluminação, cenário e uma interpretação que mesclava o expressionismo com o naturalismo.

Leia também: Veja quais são as peças em cartaz no Teatro Renaissance em maio

Saiba quais são consideradas as maiores peças do Teatro nacional de acordo com a Revista Vogue

Entre as principais peças de teatro do Brasil, que obtiveram sucesso tanto de público quanto de crítica, podemos citar:

– “O Juiz de Paz na Roça” (1838) – escrito por Martins Pena, é uma comédia de costumes, que é considerada uma das melhores obras dramáticas brasileiras, com críticas sociais do Rio de Janeiro;

–  “O Auto da Compadecida” (1956) – autoria de Ariano Suassuna, peça se destacou ao mesclar elementos do barroco católico com a cultura popular, incorporando elementos do cordel e da comédia;

– “O Pagador de Promessas” (1960) – escrita por Dias Gomes, estreou no Teatro Brasileiro de Comédia, em São Paulo;

“A Partilha” (1991) – escrita e dirigida por Miguel Falabella, esta comédia dramática permaneceu em cartaz por 6 anos e foi encenada em 12 países.

Leia também: Teatro vai além dos atores e do público – Conheça outros elementos primordiais para a arte