Desenvolvimento do Teatro no Brasil se deu pela vinda da família real portuguesa a então colônia em 1808

O teatro foi introduzido no Brasil por volta de 1500, durante o período de descobrimento do país. Na época colonial, os padres jesuítas usavam essa forma de arte como meio de catequese para os índios.

No entanto, seu desenvolvimento como arte foi ocorrer apenas com a chegada da família real à então colônia. Em 28 de maio de 1810, D. João VI assinou um decreto permitindo a construção de teatros para a nobreza. A saber, as peças encenadas na época tinham origens estrangeiras, principalmente francesas e europeias, deixando de representar a cultura brasileira.

Leia também: Quem é Tépsis, considerado o primeiro ator do Teatro?

Consolidação do teatro brasileiro ocorreu anos depois

Mesmo com a família real no país, a consolidação do teatro brasileiro ocorreu somente no início do século XX. Assim, resistiu a crises políticas, incluindo o Golpe Militar de 1964 e a ditadura de 1937 a 1945.

A saber, a primeira companhia teatral brasileira, a Brazilian Dramatic Company, surgiu em 1880, fundada por ex-escravos libertos na Nigéria.