O Teatro de Revista, um gênero teatral marcado por sua crítica bem-humorada e pela exuberância de suas produções. Dessa forma, conquistou grande popularidade no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro.
Surgido em 1859, com o espetáculo “As Surpresas do Sr. José da Piedade”, de Justiniano de Figueiredo Novaes, o Teatro de Revista tem como característica principal a encenação em quadros. Assim, onde são abordados os principais acontecimentos do ano com propósito e humor.
Dessa maneira, nesse cenário, destacam-se grandes nomes como Luz Del Fuego, Elvira Pagã, Virgínia Lane, Mara Rúbia, Nélia Paula, Anilza Leoni e Iris Bruzzi. Seu formato peculiar é composto por uma mistura de elementos como paródia, música e o exagero, tornando-se uma receita única do gênero brasileiro.
Leia também: Conheça a origem do teatro musical
O Teatro de Revista passou por três fases distintas ao longo de sua história
A primeira fase, que se estendeu de 1884 até a Primeira Guerra Mundial, foi marcada pelas peças de Arthur Azevedo. Dessa maneira, o texto era valorizado em relação à encenação. Na segunda fase, influenciada fortemente pela cultura norte-americana, principalmente pelo Jazz, houve uma supervalorização do corpo feminino.
Já na terceira fase, ocorreram grandes investimentos em espetáculos, destacando-se a fantasia do luxo, coreografias elaboradas, cenários deslumbrantes e figurinos exuberantes. Embora tenha alcançado seu fim decadente por volta dos anos 1960, o Teatro de Revista deixou um legado inestimável na cultura brasileira.
Leia também: Teatro e seus benefícios quando aplicado em escolas
O Teatro Renaissance
Inaugurado em 1999, o Teatro Renaissance é um espaço cultural que abrange uma ampla gama de expressões cênicas. Sendo assim, ao longo dos anos, apresentamos teatro de prosa, música popular, música erudita e dança, oferecendo espetáculos com diversas temáticas e abordagens sobre as relações humanas.
Estamos localizados na Alameda Santos, 2.233, no bairro dos Jardins, em São Paulo e possuímos mais de 20 anos de história, proporcionando uma programação semanal com variadas apresentações em nosso palco.
Com uma capacidade para 440 pessoas, contando com 420 poltronas numeradas e oito espaços para cadeirantes (equivalente a 16 poltronas), nosso teatro acolhe um público diversificado e fiel.
Às sextas-feiras são marcadas por apresentações de stand-up comedy, atraindo fãs de humor para shows às 23h59. Nos fins de semana, é a vez de grandes atores e atrizes protagonizarem peças de dramaturgos de todo o mundo, proporcionando momentos marcantes em nosso palco. Fique por dentro dos nossos espetáculos seguindo o nosso perfil no Instagram e a nossa página no Facebook.