Menu

Teatro Renaissance 25 anos: “O Homem das Cavernas”

Há peças que marcam época. Outras, marcam vidas. E há aquelas que, simplesmente, atravessam gerações com o mesmo impacto e atualidade. Neste #TBT especial de 25 anos do Teatro Renaissance, relembramos a peça “O Homem das Cavernas” (Defending The Caveman), um dos espetáculos mais simbólicos que passaram por nosso palco.  

Encenada por Norival Rizzo, a comédia solo é uma adaptação do texto original do norte-americano Rob Becker, um verdadeiro fenômeno da Broadway. Para se ter ideia, “O Homem das Cavernas” é o espetáculo solo de maior permanência em cartaz na história do circuito nova-iorquino. Traduzida para mais de 16 idiomas e apresentada em mais de 45 países, a peça conquistou o mundo com uma proposta simples e certeira: refletir, com bom humor, sobre os mal-entendidos entre homens e mulheres desde os primórdios da humanidade. 

Leia também: Saiba quais são as linguagens existentes no teatro 

Humor, ciência e identificação imediata 

O texto combina observações cômicas com insights provenientes de estudos informais de antropologia, psicologia e sociologia, mergulhando nas origens comportamentais de ambos os sexos e propondo, entre gargalhadas, uma ponte de entendimento entre as diferenças. 

A montagem brasileira dirigida por Mira Haar manteve a essência do texto e trouxe um tempero nacional ao espetáculo. Com carisma e precisão, Norival Rizzo dá vida ao personagem que tenta defender seu “lado homem” diante dos desafios do convívio com o “lado mulher” – tudo isso de forma leve, divertida e absurdamente identificável. 

O resultado? Risos que ecoam pelo teatro e espectadores que saem da sala dizendo: “sou eu ali no palco!”. 

Uma parceria de peso nos palcos brasileiros 

Esta montagem também marcou a quarta colaboração entre Norival Rizzo e o experiente diretor Alexandre Reinecke, uma dupla que já presenteou o público com montagens inesquecíveis como “O Santo e a Porca”, de Ariano Suassuna; “Oração para um Pé-de-Chinelo”, de Plínio Marcos – trabalho que inclusive rendeu o Prêmio Shell de Melhor Ator a Rizzo –; e “Sua Excelência, o Candidato”, de Marcos Caruso. 

Reinecke e Rizzo compartilham uma química cênica e criativa que transparece no palco. Em “O Homem das Cavernas”, essa afinidade resultou em uma performance solta, certeira e extremamente conectada com o público. Um verdadeiro presente para quem assistiu no Renaissance. 

Um palco, muitas histórias 

Relembrar esse momento é mais do que falar sobre um espetáculo de sucesso. É celebrar a missão que o Teatro Renaissance vem cumprindo há 25 anos: ser palco de grandes encontros, ideias, reflexões e muitas risadas. Ao longo dessas décadas, nossa curadoria teve o privilégio de acolher espetáculos como este que misturam cultura, humor inteligente e apelo popular, contribuindo para tornar o teatro um espaço vivo e pulsante. 

Leia também: Teatro Renaissance 25 anos: “O homem inesperado” 

O Teatro Renaissance   

 

Inaugurado em 1999, o Teatro Renaissance é um espaço cultural que abrange uma ampla gama de expressões cênicas. Sendo assim, ao longo dos anos, apresentamos teatro de prosa, música popular, música erudita e dança, oferecendo espetáculos com diversas temáticas e abordagens sobre as relações humanas.      

Estamos localizados na Alameda Santos, 2.233, no bairro dos Jardins, em São Paulo e possuímos mais de 20 anos de história, proporcionando uma programação semanal com variadas apresentações em nosso palco.    

 

Com uma capacidade para 440 pessoas, contando com 420 poltronas numeradas e oito espaços para cadeirantes (equivalente a 16 poltronas), nosso teatro acolhe um público diversificado e fiel.     

Às sextas-feiras são marcadas por apresentações de stand-up comedy, atraindo fãs de humor para shows às 23h59. Nos fins de semana, é a vez de grandes atores e atrizes protagonizarem peças de dramaturgos de todo o mundo, proporcionando momentos marcantes em nosso palco. Fique por dentro dos nossos espetáculos seguindo o nosso perfil no Instagram e a nossa página no Facebook. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

NOTÍCIAS RELACIONADAS