Saiba como eram feitas as peças nos tempos de Shakespeare

Os teatros da Inglaterra na época de Shakespeare, ofereciam uma experiência íntima aos espectadores. Com estruturas simples e enormes, os atores atuavam no centro de um pátio e próximo ao público, criando uma relação única entre plateia e encenação.

As galerias, circundando o pátio do teatro, eram ocupadas pelo público abastado, incluindo membros da pequena nobreza, comerciantes e advogados.

Leia também: Saiba quais são as linguagens existentes no teatro

Confira curiosidades sobre as peças no tempo de Shakespeare

São diversas as curiosidades que envolvem o teatro naquela época. Sendo assim, confira cinco delas:

• Somente homens eram atores: à época, apenas homens atuavam, incluindo papéis femininos desempenhados por adolescentes. Os espetáculos eram diários, exceto aos domingos e feriados religiosos;
  • Shakespeare ajudava ativamente: na área de troca de figurinos, as roupas eram adaptadas para cada peça, muitas vezes com a ajuda de Shakespeare nas costuras. Os trajes não seguiam precisamente a história: o público preferia roupas chamativas e coloridas;
  • O palco: os atores entravam no palco por entradas laterais. Ao fundo, cortinas pintadas compunham o cenário, e um alçapão permitia recursos cênicos, como a cena do enterro de Ofélia em ‘Hamlet’;
  • Lugar especial aos lordes: áreas localizadas atrás do palco eram divididas em cinco baias, onde os lordes assistiam às peças. O espaço também era usado nas encenações, como na cena em que Romeu corteja Julieta em seu balcão;
  • Público geral: os espectadores mais pobres pagavam 1 centavo para assistir às peças de pé, diante do palco, enquanto consumiam muita cerveja.