Alma Despejada conta a história de Teresa, mulher de mais de 70 anos, que depois de morta faz a última visita à casa onde morava; a casa foi vendida e sua alma foi despejada. Teresa era professora, de classe média, e apaixonada por palavras. Teve dois filhos com Roberto, seu marido, homem simples e trabalhador que se tornou um empresário bem-sucedido.
Em sua derradeira visita, Teresa faz uma limpeza nas suas memórias para levar consigo só o essencial. Com bom humor e poesia, a personagem transita entre o passado e o presente e, ao rever suas relações e trajetória de vida, faz um retrato da sociedade e de fatos da história do Brasil.
A peça estreou em São Paulo, em setembro de 2019, estrelada por Irene Ravache, uma das maiores atrizes brasileiras, dirigida por Elias Andreato, diretor e ator importante do teatro paulistano.
Alma Despejada recebeu o prêmio Bibi Ferreira nas categorias de Melhor Texto para Andréa Bassitt, e Melhor Atriz para Irene Ravache. Em 2020, o texto foi impresso em livro, pela editora Giostri.
FICHA TÉCNICA
Com IRENE RAVACHE
Texto ANDRÉA BASSITT
Direção ELIAS ANDREATO
Cenário e Figurino FABIO NAMATAME
Iluminação HIRAM RAVACHE
Trilha Sonora GEORGE FREIRE E DANIEL GRAJEW
Violoncelo VANA BLOCK
Fotos JOÃO CALDAS FILHO
Direção de Produção e Assistência de Direção ANDRÉA BASSITT
Realização OASIS EMPREENDIMENTOS ARTÍSTICOS LTDA.
AUTORA
Andréa Bassitt – formada na Escola de Arte Dramática/USP.
Atriz e autora de ‘Operilda na Orquestra Amazônica’ (APCA e FEMSA) e ‘As Turca’, ‘Filhos do Brasil’ (Prêmio Shell de Melhor Música para Pedro Paulo Bogossian) e ‘As Favoritas do Rádio’, dirigidos por Regina Galdino.
É autora da peça ‘Alma Despejada’, com Irene Ravache, direção de Elias Andreato (Prêmios Bibi Ferreira de melhor texto e melhor atriz).
Por sete anos escreveu e atuou em dezenas de espetáculos para a série de concertos infantis Aprendiz de Maestro, sob a regência de João Maurício Galindo, na Sala São Paulo, todos com direção geral de Regina Galdino.
Escreveu os roteiros de espetáculos de dança para a Cia de Ivaldo Bertazzo: Mar de Gente (2007) e Próximo Passo (2017). E a biografia de Miguel Magno, O Pregador de Peças, lançada pela coleção Aplauso, em 2010.